top of page

O Método CB: os primeiros passos para começares hoje mesmo a usar

Hoje vou partilhar como podes começar a usar este método hoje mesmo e preparar a tua semana e o teu mês.


O MÉTODO CB é simples e prático.


Basta um caderno. Convém ser um caderno grande. Este é o que estou a usar e recomendo mesmo. Por duas razões: o número de página (este caderno vai durar mais tempo) e tem o pormenor das páginas para ser ainda mais simples localizares onde estás.


Vais agarrar no teu caderno e dividir o caderno em três.

Cada parte tem um nome e tem um objetivo: ano + diário + ideias. Eu uso etiquetas que o caderno já tem, mas podes fazer como quiseres, com post it ou apenas um marcador.


Ano

Onde fica o registo do teu ano, mês a mês. Vais usar para registar a tua agenda e definir metas e objetivos.


Diário

Vais escrever o que te apetecer. Recomendo que faças isto antes das ideias. Precisa de ser uma escrita sem filtro, sem a preocupação se estás a escrever bem ou mal. Serve para organizares a tua mente.


Ideias

Como diz o nome, onde vais registar as tuas ideias, e estruturar os teus projetos. O passo a passo. O baú de ideias. Estás a estudar um curso ou tens uma ideia, registas aqui.


É tão simples e veio para facilitar a tua vida. Começa agora.


No Método CB não existe índice, nem símbolos, não há a chatice das tarefas e emigrações. Não precisas de desenhar, fazer colagem ou usar acessórios. Eu avisei que o CB é prático e simples. Veio para facilitar a nossa vida.

Começas por abrir o mês, escrevendo os dias do mês. Nos dias respetivos metes os lembretes. Aniversários, consulta médica, rubricas dos teus projetos, publicação X. Depois do mês, fazes o mesmo para a próxima semana. Aqui está o truque, não vais sobrecarregar os dias com mil tarefas. Vais pensar no que vais fazer durante a semana. Basta um foco. O meu costuma ser: alternar entre escrever ou treinar. A leitura já é um hábito adquirido. Só se precisar mesmo de terminar algum livro.

Nas páginas seguintes, vais escrever os livros que queres ler, as tuas metas (não exageres aqui, um ou dois, chegam). Por exemplo, em março defini: gravar curso xpto. Esse é o meu foco principal para este mês.

E o que preciso para gravar um vídeo? Não complicar. Estruturar o curso. Definir os temas que vou abordar. E ao longo das semanas, vou definir os dias em que vou gravar. Tenho um prazo e um plano. Não vou passar para o próximo mês. E se tiver de deixar de ler ou fazer determinadas outras coisas, assim farei.

Experimenta começares hoje.


Comments


IMG_4950.jpg

Cláudia Benedy

É autora de romances. Viciada em bibliotecas e livrarias. Nasceu em 1985, em Vila Franca de Xira. Vive em Alenquer, mãe de quatro filhos. 

bottom of page