Escolhe a melhor forma de publicares o teu livro
Com tantas escolhas no mercado é natural que te sintas confuso em relação ao que queres fazer como escritor. Eu quero esclarecer todas as tuas dúvidas sobre as diversas opções de mercado e simplificar a tua escolha sobre a publicação do teu livro. Vais perceber que não é assim tão complicado e existem opções para todos os perfis.
Quando comecei a publicar os meus livros eu não sabia nada sobre autopublicação. Fi-lo de forma espontânea sem refletir sobre as minhas escolhas. Experimentei duas formas diferentes de publicação Posso falar-te da minha experiência. A única coisa que eu sabia é que não queria depender da uma editora para concretizar este sonho. Não queria continuar a guardar a minha história dentro de uma gaveta. Não gostava da possibilidade de ver passar os anos e não aproveitar este meu desejo de escrever e contar histórias.
Não tinha a maior confiança possível. Estava com medo. Por vários anos, duvidei das minhas capacidades e ignorei os leitores que passavam pelos meus textos e me diziam que devia continuar a escrever. Dei ouvidos a pessoas que nunca tiveram interesse no meu percurso e se limitaram a cortar-me os sonhos. Quando acordei para o que estava mesmo à frente dos meus olhos, dei um passo importante para o inicio da minha jornada como autora independente.
Começamos por aí. Descobrir o que valorizas e onde pretendes chegar. Qual é o teu perfil como autor? Responde a algumas perguntas: qual é o teu objetivo? O que mais valorizas? Queres decidir tudo sobre o teu livro? Queres controlar todos os aspetos relativos ao teu livro? Não te queres preocupar com a distribuição do teu livro? Preferes os eBooks ou valorizas o livro em papel? Que género de livro vais escrever? Para quem?
Talvez não consigas responder já. Não faz mal. Vais descobrir ao longo do processo. Podes optar por um caminho e mais tarde experimentar outra.
Eu sou uma criadora de conteúdo que adora ter controlo sobre o meu trabalho. Não gosto de depender de ninguém para nada. Tenho um olhar peculiar em relação ao futuro da publicação em Portugal e da importância da internet e redes sociais nos próximos anos. Vejo tendências que demoram a chegar ao nosso país, mas que mais dia menos dia, cá estarão.
Através de várias obras reconheço que publicar por uma editora tradicional não é sinal de qualidade. Existem várias editoras vanity que fazem um péssimo trabalho e outras que fazem um trabalho primoroso. Atualmente, algumas editoras tradicionais começaram a pedir dinheiro para contratos com novos autores. Podes contratar bons profissionais para publicares um livro com qualidade.
O grande público não conhece o processo para a publicação. E na realidade, não está minimamente interessado na forma como o livro foi publicado. O prestígio de uma editora tradicional é fugaz e está associado ao ego do autor. Tudo bem se for importante que o teu livro seja publicado por uma editora conceituada. É possível uma boa edição através de bons profissionais O alcance será maior e serão evitados muitos custos. Depende dos teus objetivos.
São os leitores que interessam e as histórias que contadas. O autor deve ter interesse no seu leitor. Deve estar informado sobre os prós e contras de cada uma das opções.
Publicação gratuita
O meu primeiro conto foi através da publicação gratuita no site Kobo. Publiquei no site Kobo. É possível publicar eBooks na Amazon gratuitamente. Precisas de criar uma capa e inserir o ficheiro e divulgar o teu livro nas redes sociais. A minha experiência foi muito positiva. Foi uma forma de ganhar os primeiro leitores e receber o primeiro feedback.
Publicação independente
A escolha para a publicação do meu primeiro romance em papel. Fui eu que decidi tudo do inicio ao fim da publicação do livro. Deu-me imenso prazer decidi tudo o que estava relacionado com o meu livro. Foi uma experiência onde aprendi bastante. Escolhi os profissionais, a capa, o título, o preço. Fui eu que divulguei o meu livro, fiz o marketing e o lançamento e enviei os livros aos meus leitores. Adoro todo o processo. Mas quando o livro chega a casa é uma sensação de realização pessoal inexplicável. O sentimento de responsabilidade é enorme também.
Publicação tradicional
É a mais conhecida e a mais prestigiada. O autor pode enviar uma carta de apresentação e o manuscrito à editora e aguardar uma resposta sobre a publicação do livro. Se demorar mais de três meses o ideal é considerar uma resposta negativa. Dezenas de livros são publicados diariamente, se tiveres uma ideia original e um bom público alvo, deves considerar enviar uma proposta.
Publicação Vanity
Antes de escolheres a Vanity, ou seja, editoras que cobram pela publicação, recomendo que leias bem o contrato e fales com outros autores que publicaram na mesma editora. estas editoras aceitam manuscritos, decidem se querem publicar, cobram pelo serviço e os autores nem sempre têm os livros disponíveis nos pontos de venda. No entanto, algumas editoras Vanity estão a fazer bons trabalhos e a entregar serviços com profissionais competentes.
Conclusão, não existe a escolha perfeita. Deves ter em conta tudo o que é importante para ti e quais são os teus objetivos. Respeitar o mercado literário e os seus diversos profissionais. Sobretudo, oferecer um bom trabalho aos teus leitores.
Comments