Como crio um plano para atingir os meus objetivos com clareza e propósito
- 18 de mar.
- 3 min de leitura

Para uma obra nascer é preciso um plano. O plano serve para clarificar as ideias: definir para onde vou e as razões do movimento.
Eu acredito que é necessário ter um plano para atingir as minhas metas. Um dia de cada vez, passo a passo. Tenho um plano para todas as áreas da minha vida: financeiro, pessoal e profissional. Para mim, não basta definir o passo a passo, é importante ter um sentido. Ser o meu sentido e sair da caixa onde me coloco muitas vezes. Mereço mais. Todas nós.
O livro "O Homem em Busca de um Sentido" (1947), escrito por Viktor E. Frankl, mostra a importância de um propósito para ultrapassar as dificuldades. Ele dá uma explicação fundamentada com base na ciência (Logoterapia) e na sua experiência nos campos de concentração.

“É uma característica peculiar dos seres humanos só conseguirem viver a olhar para o futuro (…) E isto é a sua salvação nos momentos mais difíceis da existência, embora por vezes tenham de forçar-se a prosseguir.” - Pág. 82
Se nunca leram este livro, façam o favor. É um livro incrível e transformador. "De acordo com Frankl (2013: 26), a Logoterapia é sustentada por três princípios básicos: a liberdade de vontade, a vontade de sentido e o sentido da vida."
Já pensaste qual é o sentido da tua vida? O que te dá conforto e afasta do desconforto? Como chegas às respostas? Com reflexão e clareza.
Eu tenho a minha metodologia para criar um plano: método 3 folhas. Gosto de me sentar num lugar limpo e arrumado, com uma bebida quente ou um copo de vinho, com três folhas A4 brancas.

Como criar um plano com 3 folhas de papel
Folha 1
Na folha número 1, escrevo o que sei fazer, todo o meu conhecimento. Escrevo uma lista de tudo o que aprendi, com quem aprendi e o que posso partilhar com os outros.
Folha 2
Na folha número 2, escrevo a minha jornada. No topo da folha escrevo em que ponto estou, no fim da folha escrevo para onde quero ir. Não me preocupo com os outros, penso apensas nos meus sonhos, o que quero estar a fazer daqui a uns meses.
Folha 3
Na folha 3, escrevo o meu plano do ponto onde estou para o ponto para onde quero ir. Faço um passo a passo de tudo o que preciso de fazer para atingir os meus objetivos.
Com um plano, sei por onde começar. O caminho é feito de pequenos passos. Nada se constrói de um dia para o outro.
O que podes escrever no teu plano detalhado
O que preciso de estudar
O que preciso de aprender
Quais são os cursos que vou tirar?
Quais são os livros que vou ler?
Quem vou seguir na internet?
Quanto tempo vou levar para cada tarefa?
Quando tempo vou dedicar por semana?
O que preciso de fazer para alcançar a primeira meta?
Que material preciso?
Do que tenho largar mão?
O que é mais importante fazer agora?
Quanto dinheiro preciso?
Onde vou poupar o dinheiro para guardar dinheiro?
Depois de rabiscar muito e terminar o meu plano, passo a limpo para o meu caderno com letra cuidada e elegante. Uso uma das minhas canetas de aparo. São as minhas preferidas para escrever.
O caderno anda sempre comigo para nunca esquecer-me dos passos que preciso de dar e conseguir organizar a minha agenda em função dos meus objetivos.
Um plano claro do que precisamos de fazer ajuda bastante na tomada de decisão.
Comments