top of page

Como a leitura pode transformar a vida pessoal e profissional das mulheres


a jornada pessoal e profissional de uma mulher
a jornada pessoal e profissional de uma mulher

Mulher, como eu, que quer empoderar, criar seus próprios projetos e transformar a sua vida pessoal e profissional, este texto é para ti. Tal como eu, se és trabalhadora, mãe e gostavas de transformar a tua vida, a literatura vai ajudar-te nessa jornada.


O hábito da leitura é um hábito transformador na vida de qualquer mulher.


Ler é espaço para si mesma, autocuidado e amor. É regar a mente e transformá-la para um pensamento crítico, analista e desenvolver habilidades desconhecidas. É uma transformação que começa por dentro, como uma semente, precisa de ser regada para florescer.


Sempre tive um perfil empreendedor e procurei espaço na minha vida para o desenvolvimento pessoal através da leitura e estudo. Nem sempre é fácil, o tempo não dá para tudo. "Somos esmagados pela rotina e temos dificuldade em fazer progressos com as coisas novas". No entanto, é possível quando somos prioridade na nossa vida. Quando o amor-próprio abraça aquilo que somos. Quando temos claro o que queremos fazer com a nossa vida. A literatura liberta-nos de relações tóxicas e/ou insignificantes.


Com a leitura transformei-me e vivo uma vida com mais liberdade. A transformação interior revelou-se numa maravilhosa transformação exterior. Era uma pessoa fechada, reprimida e inconstante. Eu vivia agarrada a memórias do passado sem conseguir viver o presente. Procurava uma vida com novidades a todo o momento, sem conseguir apreciar as pequenas vitórias.


Quando fui mãe, tomei a decisão e focar-me no mais importante. Cuidar de mim, para cuidar dos meus filhos. Foi a melhor coisa que eu fiz. Nunca anulei as minhas paixões mas entrei num loop de culpa e stress constante para chegar a todo o lado.




equilibrar todas as áreas da vida
equilibrar todas as áreas da vida

Li vários livros de ficção e não ficção e criei um canal no Youtube para falar sobre livros com outras pessoas. No meu círculo de amigos ninguém era leitor. Nos livros de não ficção encontrei várias ferramentas de organização pessoal e métodos criados por especialistas, que estudaram vários anos, e entregaram o seu conhecimento para os outros. Criei uma lista de alguns dos livros que eu li e recomendo.


Recomendo que leias livros de vários géneros e temáticas para descobrires o teu caminho. Os livros de ficção permitem-te estar em várias situações e desenvolver e pensar. Sim, na literatura, ninguém te diz por onde ir, vais chegar à tua própria conclusão, atravês da análise e reflexão. Ao contrário dos livros de desenvolvimento pessoal que te dão um ponto de vista e uma experiência e te dizem o que deves fazer. Os livros de desenvolvimento pessoal não são perfeitos para todas as mulheres. Têm os mesmos métodos para vidas completamente diferentes e objetivos distintos. Por isso, recomendo que tenhas sentido crítico e seleciones bem as tuas leituras.


Com a vida atribulada, filhos e casa para cuidar, encontrei um método de leitura e selecção de livros que me ajuda na jornada de desenvolvimento pessoal e autocuidado. Aprendi a gerir melhor o meu tempo e equilibrar todas as áreas da minha vida. Foram vários anos a estudar com outros mentores para encontrar a solução perfeita para a minha vida.


a leitura é um hábito fundamental na vida de uma mulher
a leitura é um hábito fundamental na vida de uma mulher

Começar a ler e começar a jornada de desenvolvimento pessoal


Antes de começares a ler, deves ter claro os benefícios da leitura. Como viste anteriormente, a tua vida irá ter uma verdadeira transformação e ampliar os teus horizontes.


O tempo não deve ser a tua desculpa para ignorares esses benefícios. Podes encaixar o hábito da leitura na tua vida se tiveres claros os teus objetivos e fizeres uma boa gestão do teu tempo. Usa o método das três folhas que explico neste texto.


O teu dia tem 24 horas. O que estás a fazer com o teu tempo? Quanto tempo passas nas redes sociais ou a ter conversas insignificantes sobre a vida dos outros? Quanto tempo passas a ver séries, filmes ou distraída?


Descobre a meia hora que está a ser desperdiçada e substitui pelo livro. Onde estás a gastar meia hora do teu dia que pode ser substituida pela leitura? Aproveita os momentos em que estás nos transportes públicos, na hora de almoço, antes de chegares ao emprego, ou antes de dormir. Quando não consigo ler de manhã ou à hora de almoço encaixo a leitura durante a refeição ou antes de dormir. Analisa o teu dia e começa por meia hora ao longo de sete dias.


No fim de 7 dias, terás lido um livro com cerca de 200 páginas. Anda sempre com o livro ou o kobo contigo.


Como escolher o livro indicado?


Escolhe o livro com próposito. O livro certo para os teus objetivos, alinhado com as tuas metas. Tens de visitar uma biblioteca ou uma livraria e mexer nos livros, ler as sinopses. Também podes pesquisar na livraria online as várias temáticas. Não escolhas o livro mais popular na internet. Escolhe o livro que precisas neste momento da tua vida. Para isso, tens de saber o que precisas agora.


Não basta ler


Ler sem refletir ou meter em prática o que aprendeste não vai transformar a tua vida. É necessário que leias, reflitas e chegues a uma conclusão. Nos livros de desenvolvimento pessoal deves experimentar os métodos apresentados. Alguns não serão indicados para ti, é importante que filtres a informação. Podes adaptar as informações para a tua realidade.


Por exemplo, quando conheci o método Bullet Journal, eu ajustei à minha vida como mãe e consegui aproveitar melhor o método. O método Manhãs Milagrosas só fez sentido durante uma fase importante, como um reiniciar.


Conclusão


Encontrar um espaço na tua vida que te permita criar o hábito da leitura vai transformar a tua vida. Consequentemente, melhorar a tua vida e descobrir o que é realmente importante.





Comments


BBCO0773 copy.jpg

Cláudia Benedy

Empreendedora. Autora de romances. Viciada em bibliotecas e livrarias. Nasceu em 1985, em Vila Franca de Xira. Vive em Alenquer, mãe de quatro filhos. 

bottom of page