Começar um projecto digital para uma renda extra
Já pensaste dedicar parte do teu tempo a um projeto só teu? Queres começar um negócio digital para ganhares uma renda extra? Gostavas que o tempo tivesse 72 horas? Sentes que a tua rotina precisa de mudar?
Acredito que sim! Estarias a ler isto se não tivesses vontade de criar o teu negócio digital? Não creio.
O que te impede? Falta de tempo ou organização? Clareza no objetivo? Ideias? Medo da exposição? Provavelmente, tudo.
Vou partilhar contigo a minha experiência e a forma como o digital funciona para mim.
Como tudo começou?
Há muito tempo, decidi criar um blog para partilhar um pouco da minha vida. Sempre escrevi na internet, gosto de partilhar histórias e trocar experiências. Para além dos meus desgostos amorosos e sonhos, escrevia sobre os livros que estava a ler. Quando comecei a partilhar as minhas leituras, as pessoas começaram a pedir mais conteúdo sobre as minhas leituras. Sendo uma leitora ávida, senti vontade de conversar com outras pessoas sobre os meus livros e criei um canal no Youtube para falar sobre as minhas leituras.
Quando engravidei do meu primeiro filho, em 2013, o meu canal Youtube estava em crescimento. Lia bastante e tinha um clube do livro com encontros mensais. Antes de ele nascer, entrei numa jornada de autoconhecimento e fiz o meu primeiro curso de gestão de tempo. Finalizei o curso e estudei várias ferramentas para organizar o meu tempo. Foi quando descobri o Bullet Journal.
O Bullet Journal era o método perfeito para mim. Uma mulher cheia de ideias e multifacetada, com muita vontade de empreender no digital.
Fui aluna do curso Método Vida organizada com a Thais Godinho, foi uma mentora excelente que me ensinou imenso sobre gestão de tarefas. Depois aprendi marketing digital com Paulo Cuenca e fui uma das pioneiras do curso de Maria Gonçalves. Tive sessões de mentoria com ela e desenvolvi o meu primeiro curso online. Criei um curso simples de organização com bullet journal e tive mais de 200 alunas no lançamento. O curso vendeu durante um ano e teve sucesso.
Antes da pandemia, decidi abrir a minha livraria física. Nessa altura, começou a pandemia e decidi abrir a livraria online Ama Livros. A livraria durou um ano. Não gostei da experiência e desisti da ideia. Eu não conseguia combater os preços das outras livrarias e tive outros imprevistos.
Mais tarde, ganhei coragem e aventurei-me no lançamento do meu primeiro ebook "O dia em que deixei de falar com a minha avó". Dois anos depois, lancei o meu primeiro romance "Esta Noite Branca". Entre os dois lançamentos, abri a minha loja online com artigos de papelaria clássica e simples.
Sou mãe de quatro crianças, escrevi dois livros, estudo com regularidade e mantenho os meus projetos na internet. Neste momento, estou a tirar um curso de inglês, a frequentar uma Oficina de Escrita, na Faculdade de Letras em Lisboa para adquirir novas habilidades.
Ao longos dos últimos anos, tenho investido em mim e equilibro a minha vida entre o digital e o meu trabalho a full-time.
Como três folhas brancas ajudam-me a ter clareza
Separo um momento do meu dia, sento-me com o papel e caneta na mão e uma bebida. Uso três folhas.
Na folha número 1, escrevo o que sei fazer, todo o meu conhecimento. Escrevo uma lista de tudo o que aprendi, com quem aprendi e o que posso partilhar com os outros.
Na folha número 2, escrevo a minha jornada. No topo da folha escrevo em que ponto estou, no fim da folha escrevo para onde quero ir. Não me preocupo com os outros, pensa apensas nos meus sonhos, o que quero estar a fazer daqui a uns meses.
Na folha 3, escrevo o meu plano do ponto onde estou para o ponto para onde quero ir. Faço um passo a passo de tudo o que preciso de fazer para atingir os meus objetivos.
Com um plano, sei por onde começar. O caminho é feito de pequenos passos. Nada se constrói de um dia para o outro.
Escrevi no meu plano o que preciso de estudar para chegar onde quero. Escolhi o meu nicho e estabeleci uma comunicação diária. Não preciso de estar todas as redes sociais, mas encontrar aquela com a qual me identifico mais.
O mais importante é que ajudar outras pessoas com o meu conhecimento, seja qual for o projecto. Tenho de acrescentar valor às pessoas. Os projectos digitais precisas de servir os outros. Através do meu canal Youtube, mostro as minhas escolhas literárias e recomendo leituras interessantes. Partilho o meu dia a dia, dicas de organização simples e vida profissional e pessoal. No meu site, motivo outras mulheres a escreverem e desenvolverem os seus projectos.
A necessidade de redefinir os planos
Ao longo da minha caminhada, sinto necessidade de redefinir os planos. Existem etapas que podem deixar de fazer sentido e outras que preciso de começar mais cedo. Os interesses mudam, não é verdade? Não tenho medo de investir tempo na construção de um novo plano e fazer as devidas alterações.
Organização e gestão de tempo
Precisamos de tempo para dedicarmos aos nossos projectos. Por isso, recomendo que aprendas técnicas de organização como. Bullet Journal, Pomodoro, GTD ou procures conhecimento no Youtube e livros. Eu criei uma lista com vários livros que podes ler sobre negócios na internet. São livros que eu li e recomendo.
O dinheiro e o tempo que investes em ti, e nos teus negócios, são essenciais para o teu percurso. Lê, procura informações e sê curiosa. Só custa começar, com o tempo será bastante natural e estará estabelecido na tua rotina.
Se necessário, crio uma rotina de estudo para dedicar-me de corpo e alma. Estabelecer prioridades é muito importante.
Conclusão
O primeiro passo é clarificar a mente, deitar no papel todas as ideias e aos poucos desenvolveres o teu projecto. A pesquisa faz parte do processo e ajuda bastante na hora de encontrar ideias de negócio. São necessárias mudanças e sair da zona de conforto. Encontrares tempo para explorares outras áreas e dares o primeiro passo.
Comments