5 Livros Que Me Ajudaram a Organizar a Vida Financeira, Pessoal e Profissional
- 25 de mar.
- 3 min de leitura

A minha vida era um caos. Eu gastava o dinheiro todo que recebia. Tinha mil projetos e nunca os terminava. Começava negócios e abandonava-os. Eu queria escrever e publicar um livro mas tinha medo. Eu perdia-me no meio de tantas tarefas e acabava por desistir das minhas metas. Queria continuar a ler depois de ser mãe. Eu queria continuar os meus projetos literários no digital.
Precisei de organizar a minha vida. O primeiro passo foi procurar livros que me ajudassem. Li tudo o que precisei para entender mais sobre o assunto. Meti em prática o que fez sentido na minha vida.
Sou mãe de quatro crianças, sou administrativa das 8h-17h, mantenho o meu negócio (visita a minha loja online), escrevo e publico os meus livros. Tenho 40 anos, neste momento estou a tirar um curso de inglês numa escola profissional com aulas presenciais e na Oficina de Escrita da Faculdade de Letras para preparar-me para o ensino superior. Quero melhorar as minhas habilidades e lutar por melhores condições para a minha família.
Selecionei cinco livros (mais 3 extra) que foram muito importantes na minha jornada para organizar a minha vida em todas as áreas.

5 Livros Que Me Ajudaram a Organizar a Vida Financeira, Pessoal e Profissional
O Método de Bullet Journal (comprar livro): Este livro foi o primeiro livro que eu li quando engravidei, em 2013, do meu filho mais velho. Na altura lia imenso e o meu canal no Youtube tinha quase dois anos. Fui avisada pelas minhas seguidoras de que nunca mais leria os meus livros depois de ser mãe. Procurei formas de organizar o meu tempo e descobri este método. Aprendi imenso, meti em prática e aprendi a gerir o meu tempo. Hoje tenho o método adaptado à minha vida e realidade, mas comecei aqui.
Hábitos Atómicos (comprar livro): Este livro ajudou-me a criar novos bons hábitos e a largar os maus. Eu fumava, saía, bebia, gastava dinheiro desnecessariamente. Gastava o meu dinheiro e depois passava o resto do mês a pedir dinheiro emprestado, lamentava a falta de dinheiro, não ia ao Multibanco com medo de ver o saldo como se isso me fosse ajudar. Este livro foi tão importante para entender como podia criar um micro hábito e ser um bocadinho melhor todos os dias. Todas as minhas ações agora teriam consequências em relação à pessoa que queria ser.
O Ano de 12 Semanas (comprar livro): Este livro foi um dos últimos livros que ajudaram a criar o meu plano de negócio e estruturar a minha vida para alcançar os meus objetivos. Com um plano é mais fácil mover-me no caminho certo. Se tiver um plano para 12 semanas é mais fácil e focado é o meu desempenho. Descobri que consigo escrever e publicar livros, que consigo finalizar cursos e não deixar tarefas inacabadas.
A Arte das Listas (comprar livro): Este livro ajudou-me criar listas e a organizar-me por meio de listas. Eu sou apaixonada por listas e uso bastante para criar listas de supermercado, tarefas, materiais, leituras, estudo. Para quase tudo. Pena que o livro está esgotado.
Manhãs Milagrosas (comprar livro): Livro que eu li e implementei na minha vida após o nascimento da minha segunda filha, antes de voltar para o escritório. Este livro ajudou-me a estruturar uma rotina antes da minha família acordar de forma a realizar as tarefas pela manhã, em vez de as deixar para o final do dia.
3 livros extra
Pai Rico, Pai Pobre (comprar livro): Livro com ensinamentos ótimos para transformar mentes e encorajar à mudança de vida. É um clássico que só li no último ano, mas é sempre bom recordar alguns ensinamentos.
Sobre a Brevidade da Vida (comprar livro): Este livro foi o mote para muitas mudanças na minha vida. Por vezes, mudar a forma como encaramos as coisas é o suficiente para mudarmos as nossas velhas versões.
Quem Mexeu no Meu Queijo? (comprar livro) Este livro fez-me mudar de um emprego para outro e não ter medo de arriscar. Na verdade, deu-me coragem e uma forma de ver a vida muito clara.
Conclusão, se precisasse de organizar a minha vida, começaria por estes livros. Estudaria tudo sobre os assuntos, definia um plano e avançava. Todos os dias um pouco, com boas escolhas e com olhar no futuro. Escreveria muito, anotava tudo. Aproveitaria a jornada e ficaria em silêncio durante o processo.
Obrigada pela partilha :) Gostei de ler o Hábitos Atómicos. Fiquei com muita curiosidade com o "Manhãs Milagrosas" e "Sobre a Brevidade da Vida".
Já ouvi opiniões pouco positivas do "Pai Rico, Pai Pobre" e "Quem mexeu no meu queijo" , não sei se quererei ler em breve.
Mariana